Em marketing, chamamos posicionamento à imagem que ocupa nossa marca, produto, serviço ou empresa na mente do/a consumidor/a. Este posicionamento se constrói a partir da percepção que o/a consumidor/a tem da nossa marca de forma individual e a respeito da concorrência.
A estratégia de posicionamento é um processo mediante o qual se desenvolve uma estratégia que tem como objetivo levar nossa marca, empresa ou produto desde sua imagem atual até a imagem que desejamos.
Quando consideramos uma estratégia de posicionamento, é recomendável ter em conta os seguintes fatores:
– A diferenciação é um fator importante do posicionamento. Posicionar-se junto à maioria não costuma oferecer nenhuma vantagem;
– O posicionamento da nossa marca tem que proporcionais benefícios que sejam relevantes para o/a consumidor/a;
– É importante possibilitar integração da estratégia de posicionamento dentro da comunicação da empresa;
– A posição que desejamos alcançar deve ser rentável;
– O posicionamento da nossa marca deve se entender como um processo de aperfeiçoamento da nossa marca, aumento do nosso valor agregado e busca de vantagens competitivas.
Tipos de estratégias de posicionamento:
– Baseada em um atributo: centrar sua estratégia em um atributo como seus anos de experiência ou seu tamanho. As marcas que baseiam suas estratégias de posicionamento em um único atributo, podem fortalecer sua imagem na mente do/a consumidor/a com maior facilidade que as que tentam basear seu posicionamento em vários atributos;
– Com base nos benefícios: destacar o benefício de um produto, como pode ser o hálito fresco proporcionado por um chiclete ou os dentes brancos prometidos por uma pasta branqueadora;
– Baseada no uso ou na aplicação do produto: destacar a finalidade de um produto, como podem ser as bebidas energéticas para os esportistas ou os produtos dietéticos para diabéticos/as;
– Baseada no/a usuário/a: está focado no perfil de usuário/a concreto, deve-se ter em conta quando a marca quer diversificar, dirigindo-se a um target diferente ao atual. Uma forma bastante efetiva de posicionamento é que uma celebridade seja associada à marca, deste modo é mais simples posicionar nossa marca na mente dos perfis que se sintam identificados ou que aspirem ser como esta celebridade;
– Frente à concorrência: explorar vantagens competitivas e atributos de nossa marca, comparando-as com as marcas concorrentes. É uma estratégia que tem como vantagem que as pessoas comparem com facilidade, assim que conseguir que nossa marca esteja comparativamente posicionada por cima das demais, pode se supor uma garantia de compra. Nem sempre podemos nos posicionar frente à concorrência como a melhor marca ou a marca líder, sendo assim, esta estratégia apresenta duas variações: Líder – é o que primeiro se posicionais na mente do/a consumidor/a e consegue manter sua posição. Seguidor ou segundo do mercado – a estratégia do número dois pode se fundamentar em aspectos como ser uma alternativo ao líder ou uma opção mais econômica;
– Com base na qualidade ou no preço: o produto basear sua estratégia nesta relação de qualidade e preço, ou se centrar unicamente em um dos aspectos, transmitindo por exemplo, desde um preço muito competitivo a um preço muito alto, que habitualmente esteja vinculado a uma exclusividade ou a um luxo;
– Segundo estilos de vida: este tipo de estratégia de posicionamento se centra nos interesses e atitudes dos/as consumidores/as, para se dirigir a eles/as segundo seu estilo de vida.
Erros de posicionamento mais comuns:
– Sobreposicioamento: o consumidor percebe a imagem demasiado limitada ou estreita da marca. Este tipo de erro pode provocar que alguns/mas clientes potenciais acreditem que nossa marca está fora do seu alcance ou que não se dirija a eles/as;
– Subposicionamento: este erro gera uma idéia vaga da marca na mente dos/as consumidores/as. Deste modo não conseguem se diferenciar;
-Posicionamento duvidoso: as promessas da marca são pouco confiáveis por parte dos/as consumidores/as. Casos como um preço que se considere suspeitosamente baixo ou benefícios que o/a consumidor/a acredita não plausíveis podem provocar rejeição;
– Posicionamento confuso: se a marca não define claramente seu posicionamento, muda com demasiada freqüência ou tenta se posicionar em segmentos distintos. A imagem fica diluída na mente do/a consumidor/a e gera confusão.
Encontrar as melhores estratégias de posicionamento é um dos aspectos primordiais para promover e posicionais os produtos e serviços da sua marca relacionados com o setor da concorrência, e tornar-se referência dentro do seu setor e suas intenções.

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