Com certeza em várias ocasiões você escutou falar sobre Inbound Marketing ou marketing de atração. É um termo que está na moda quando falamos de estratégias de marketing online, mas, o que é realmente é Inbound Marketing? É fácil tirar proveito dentro do seu negócio?
O mundo da Internet avança em velocidade de vertigem. As técnicas de um ano atrás pareciam a panaceia e o modelo a seguir, hoje em dias se tornaram completamente obsoletas.
Do paleolítico parece que as técnicas de marketing já são tradicionais, como o bombardeio a chamadas telefônicas, ou pagar por espaços publiciários.
O Inbound Marketing é um conjunto de técnicas de marketing não intrusivas que nos permite conseguir captar clientes adicionando valor, através da combinação de várias atrações de marketing digital como o SEO, o marketing de conteúdos, a presença nas redes sociais, a geração de leads e a web analítica.
Deve ser o/a usuário/a quem se sinta atraído/a pelos produtos e é então que se estabelece o contato, sempre com a iniciativa do cliente.
O Inbound Marketing pode se resumir em quatro palavras: criar, energizar, dinamizar e converter.
Chaves do Inbound Marketing
• Criação de conteúdos: os conteúdos devem ser criados buscando a máxima atração por parte do público alvo. Um conteúdo otimizado que responda as perguntas e necessidades básicas dos/as clientes. Por conteúdo não se entende só o texto propriamente dito, mas landings otimizadas, vídeos, etc.
• Personalização: é necessário ter em conta que as pessoas passam por diferentes etapas na medida em que interagem com a sua empresa. Cada etapa requer diferentes ações de marketing. A medida que aprendamos mais sobre os/as clientes potenciais devemos personalizar melhor as mensagens para adequá-las às suas necessidades específicas.
• Viralização: as redes sociais são um lugar ideal para praticar Inbound Marketing. Interagimos diretamente com nosso target, tanto se já é cliente como se ainda não o é. Devemos aproveitar a atração da mídia das redes sociais para conseguir usuários/as relacionados/as a nossos conteúdos, que tenham se interessado por ele anteriormente, avaliem positivamente e inclusive compartilhem esse conteúdo em outros canais.
• Analítica: tudo isso tem que ter uma recompensa. O círculo tem que se fechar com conversas. Com todo o anterior conseguimos notoriedade, que as pessoas nos busquem e nos encontrem, mas agora chega a parte mais apetitosa do bolo: como conseguimos captar esse/a usuário/a interessado/a e convertê-lo/a em cliente? A resposta para esta pergunta está na analítica web. O Inbound Marketing requer um processo analítico muito pormenorizado. Uma vez que analisemos minuciosamente o tráfico, se obtêm informação muito valiosa que nos ajudará a elucidar a rentabilidade dos produtos, identificar que campanhas estão funcionando melhor, etc.. Estes dados bem analisados e parametrizados nos ajudarão a realizar uma série de informes que nos permitirão incrementar as conversações.
Vamos detalhes com as siglas do Inbound Marketing seu espírito inovador:
• I: Interaja com seus clientes. Você tem que ter uma vantagem com relação ao marketing tradicional. São eles/as os/as que se interessaram em você, através de um conteúdo relevante. Tente conhecer suas necessidades e oferecer um produto a sua altura.
• N: Novidade: O Inbound Marketing é a nova publicidade que apaixonada ao cliente. Oferece um conteúdo qualificado e acima de tudo tem em conta em que fase de compra se encontra o/a interessado/a.
• B: Branding: potencialize sua imagem de marca através de conteúdos de interesse. Você conseguirá projetar uma imagem de empresa séria e confiável no mercado.
• O: Organização: faça um plano de publicação de conteúdos. Não escreve na sorte, mas busque quais conteúdos podem interessar mais o público alvo.
• U: Unificação: Busque realizar ações com um único sentido: homogeneização. Tenha em conta que em marketing, tudo é estratégia.
• N: Naturalidade: Tente encontrar a comunicação mais fluente possível com seu público alvo.
• D: Dinamização: muitos/as usuários/as compartilharão esses conteúdos relevantes com outros/as amigos/as. Esses amigos/as podem se converter em possíveis clientes se você utilizar uma boa estratégias de dinamização.
As fases da metodologia Inbound Marketing
A metodologia Inbound se baseia em diferentes fases correspondentes às etapas do processo de compra de um/a usuário/a:
1. Fase de visibilidade: Essa fase se tratar de converter o/a usuário/a desconhecido/a em visitante do site. Como fazê-lo? Mediante um conjunto de técnicas como as redes sociais, o SEO e o marketing de conteúdos atrai e direciona o/a usuário/a para a web com conteúdos valiosos para poder conhecer suas necessidades.
2. Fase de captação: Parte dos/as visitantes passam a ser leads (contatos ou oportunidades de negócio) e uma porção destes, se convertem em clientes. Você se pergunta como se consegue? Oferecendo ao usuário/a que visita seu site conteúdos personalizados em troca de que esteja disposta a preencher um formulário com seus dados. A partir daí é necessário iniciar a maquinaria do Lead Marketing, que consiste em técnicas de Scoring e Nurturing para avaliar a qualificação dos leads e acompanhá-los através de canal de conversação.
3. Fase de fidelização: O Inboud Marketing trata não só de fazer clientes, mas de convertê-los em prescritores da marca. A fidelização pode ser entendida do posto de vista da atribuição, como a aquisição de novos produtos por parte de clientes atuais. Além disso, se tratar de se conseguir que os/as clientes que já conseguiram 90% do ciclo de vida, passem a ser multiplicadores e promotores da marca.
Inbound Marketing: o Marketing de PERSONAS por excelência
Como você está lendo, o Inbound Marketing é uma estratégia que trata os clientes potenciais como personas, e como tais, as relações que se estabelecem com eles/as são muito mais intensas e duradoras com o tempo. Por quê?
Pois, muito simpls. Se há uma frase que explica a premissa inicial deste artigo, poderíamos resumir em compreender, guiar e ajudar seu cliente em seu processo de compra desde o momento em que sua necessidade é detectada.
Ou seja, marketing antropocêntrico, onde a PERSONA é o centro de TUDO.
Infelizmente em 2020 a pandemia parou o mundo e
mudou a economia da população e muitos fechando os
seus negócios ou migrando 100% para o mundo digital.
Obrigado pela informação estou compartilhando no meu
twitter.
BMO, estamos felizes em poder te ajudar de alguma forma! Em breve termos novos conteúdos!
Siga-nos nas redes Sociais!
Instagram: https://www.instagram.com/gigapixxel/
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/gigapixxel/
FaceBook: https://www.facebook.com/gigapixxel/?ref=bookmarks
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCMjqS_krg7VCKm35J9LtqtQ
Bom dia, apresentamos nossa plataforma de envio em massa de mensagens via WhatsApp, oferecemos estrategias emarketing via API do WhatsApp para negocios. Gostariamos de obter mais informacoes em uma reuniao ou via e-mail ou telefone. Espero sua resposta.
Visite> http://www.whatsapemmassa.com
Eita até que fim achei o que estava procurando na
internet. A internet é excelente, mas as vezes achar o que
precisa pode demorar muito. Excelente artigo e vou
compartilhar agora.
Maicon Paiva, estamos felizes em poder te ajudar de alguma forma! Em breve termos novos conteúdos!
Siga-nos nas redes Sociais!
Instagram: https://www.instagram.com/gigapixxel/
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/gigapixxel/
FaceBook: https://www.facebook.com/gigapixxel/?ref=bookmarks
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCMjqS_krg7VCKm35J9LtqtQ