Pensar em um público alvo é pensar a quem dirigir a mensagem quando nosso objetivo é tentar, de alguma maneira, influenciar as tendências de consumo e, além disso, fidelizar os/as clientes da nossa marca ou negócio.

O que é público alvo ou target?

O público alvo, em poucas palavras, poderia ser definido como o grupo de pessoas que querem e/ou necessitam o que nosso negócio ou marca pode lhes oferecer e, por essa razão, serão muito mais propensos a consumir nossos produtor e a contratar nossos serviços profissionais.

No mundo do marketing anglo-saxão, esta definição pode se relacionar com os termos: mercado objetivo, grupo objetivo e mercado merca, assim como também com os anglicismos target, grupo target e mercado target. Ainda que cada um deles, por sua vez, possa ter pontualmente algumas qualidades distintas ou extras.

Atualmente, conhecer esta segmentação ou aprender a identificar corretamente nossos potenciais consumidores, é em essência fundamental para poder desenhar qualquer estratégia comercial ou de marketing.

Mas, agora, ao ter mais clara esta definição, o que você também deveria estar se perguntando é:

Por que devemos saber quem é o público alvo de nosso negócio ao nos comunicar?

Qualquer marca ou profissional necessita saber quem é seu público ou mercado alvo, porque isso significa se assegurar, entre outras coisas, de que seus esforços em marketing estão batendo na porta adequada.

Antes de difundir nossa mensagem, por exemplo, nas diferentes redes sociais, é muito importante definir “quem é”, “como é” e “onde está” nosso cliente ideal.

Esta segmentação da nossa audiência nos ajudará a desenhar uma estratégia de marketing digital que conte uma mensagem mais atrativa e efetiva.

Por quê? Porque não só devemos ter claro o que vamos dizer, mas também a quem e onde diremos.

Seguindo com o exemplo da comunicação nas redes sociais:
Os/as usuários/as que podemos encontrar em cada plataforma podem não ser sempre os mesmos ou, não se comportar e interagem da mesma maneira em todas elas.

Isto é, não vale à pena estar em todos os lados.

Se você não se dirige a um target mais ou menos claro, no final será como se não tivesse falando com ninguém.

Como podemos saber quem é nosso público alvo em Marketing?

Utilizando um pouco de senso comum e buscando simplificar as coisas, poderíamos identificar algumas características específicas de um grupo de pessoas ou empresas, segundo os parâmetros que pensemos que são os mais representativos do tipo de cliente potencial ou propenso a adquirir nossos produtos ou serviços.

Estas características podem ser chamadas perfil (do/a cliente, do/a seguidor ou usuário/a).

Na maioria dos casos há algumas características gerias que se pode ter em conta para nos ajudar a classificar esses clientes.

Por exemplo: idade, gênero, faixa salarial, grau de escolaridade, hábitos de compra, ocupação ou profissão, estado civil, situação familiar (tem filhos/as ou não), localização geográfica, grupo étnico, inclinações ou posicionamentos políticos, interesses, etc..
Também é necessário que fracionemos a análise utilizando uma quantidade sem fim de filtros.

Mas, quanto mais precisa é uma segmentação, melhor é o resultado final de qualquer estratégia.

Gostaria de enfatizar aqui que, em alguns produtos muito específicos, devemos tem mais em conta pontos tais como faixa salarial e/ou de conhecimentos técnicos que possa possuir esse target, sobretudo para escolher as plataformas em que tenhamos maior possibilidade de encontrá-los e poder nos comunicar melhor com eles/as ser muito intrusos.

Não se esqueça que quem muito abarca, pouco aperta.

Porque nosso mercado alvo pode ser muito amplo. Mas, nosso público não pode ser qualquer pessoa e tampouco os encontraremos em qualquer lugar.

Insisto, sem a ideia claro de o que queremos dizer, a quem e onde vamos a dizer, estaremos correndo o risco de que nossa mensagem se diluía por trás de um grande manto de fumaça.

Agora, para te ajudar a criar seu próprio público alvo, te deixo as seguintes perguntas:

– Quais são as características dos meus produtos ou serviços?
– Que tipo de público quero atrair?
– Como são os clientes do meu negócio no mundo offline?
– Qual orçamento eu tenho para dedicar para comunicação online?
– Conto com meios técnicos para chegar ao meu target?
– Que classe de audiência é mais propensa a acessar meu conteúdo web?
– Que frequência temporal afeta a demanda dos meus produtos ou serviços?
– Tenho mais de um tipo de público alvo?
– Que traços demográficos os distinguem (em termos de raça, sexo, idade, situação familiar, faixa salarial, saúde, etc.)?
– Quais são suas particularidades geográficas (mobilidade, meios de transporte, distância, tempo, etc.)?
– Que tipo de necessidade têm ou quais são suas queixas?
– Onde e como acessam a internet?
– Têm fácil acesso a internet móvel ou Wi-Fi?
– Qual é sua experiência informática?
– Utilizam as redes sociais ou lêem matérias online?
– Quais seriam as palavras chave para meu target?
– Quem pode influenciar nos meus clientes online?
– Há possibilidades de expandir meu mercado?

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