Em marketing, chamamos posicionamento à imagem que ocupa nossa marca, produto, serviço ou empresa na mente do/a consumidor/a. Este posicionamento se constrói a partir da percepção que o/a consumidor/a tem da nossa marca de forma individual e a respeito da concorrência.
A estratégia de posicionamento é um processo mediante o qual se desenvolve uma estratégia que tem como objetivo levar nossa marca, empresa ou produto desde sua imagem atual até a imagem que desejamos.
Quando consideramos uma estratégia de posicionamento, é recomendável ter em conta os seguintes fatores:
– A diferenciação é um fator importante do posicionamento. Posicionar-se junto à maioria não costuma oferecer nenhuma vantagem;
– O posicionamento da nossa marca tem que proporcionais benefícios que sejam relevantes para o/a consumidor/a;
– É importante possibilitar integração da estratégia de posicionamento dentro da comunicação da empresa;
– A posição que desejamos alcançar deve ser rentável;
– O posicionamento da nossa marca deve se entender como um processo de aperfeiçoamento da nossa marca, aumento do nosso valor agregado e busca de vantagens competitivas.
Tipos de estratégias de posicionamento:
– Baseada em um atributo: centrar sua estratégia em um atributo como seus anos de experiência ou seu tamanho. As marcas que baseiam suas estratégias de posicionamento em um único atributo, podem fortalecer sua imagem na mente do/a consumidor/a com maior facilidade que as que tentam basear seu posicionamento em vários atributos;
– Com base nos benefícios: destacar o benefício de um produto, como pode ser o hálito fresco proporcionado por um chiclete ou os dentes brancos prometidos por uma pasta branqueadora;
– Baseada no uso ou na aplicação do produto: destacar a finalidade de um produto, como podem ser as bebidas energéticas para os esportistas ou os produtos dietéticos para diabéticos/as;
– Baseada no/a usuário/a: está focado no perfil de usuário/a concreto, deve-se ter em conta quando a marca quer diversificar, dirigindo-se a um target diferente ao atual. Uma forma bastante efetiva de posicionamento é que uma celebridade seja associada à marca, deste modo é mais simples posicionar nossa marca na mente dos perfis que se sintam identificados ou que aspirem ser como esta celebridade;
– Frente à concorrência: explorar vantagens competitivas e atributos de nossa marca, comparando-as com as marcas concorrentes. É uma estratégia que tem como vantagem que as pessoas comparem com facilidade, assim que conseguir que nossa marca esteja comparativamente posicionada por cima das demais, pode se supor uma garantia de compra. Nem sempre podemos nos posicionar frente à concorrência como a melhor marca ou a marca líder, sendo assim, esta estratégia apresenta duas variações: Líder – é o que primeiro se posicionais na mente do/a consumidor/a e consegue manter sua posição. Seguidor ou segundo do mercado – a estratégia do número dois pode se fundamentar em aspectos como ser uma alternativo ao líder ou uma opção mais econômica;
– Com base na qualidade ou no preço: o produto basear sua estratégia nesta relação de qualidade e preço, ou se centrar unicamente em um dos aspectos, transmitindo por exemplo, desde um preço muito competitivo a um preço muito alto, que habitualmente esteja vinculado a uma exclusividade ou a um luxo;
– Segundo estilos de vida: este tipo de estratégia de posicionamento se centra nos interesses e atitudes dos/as consumidores/as, para se dirigir a eles/as segundo seu estilo de vida.
Erros de posicionamento mais comuns:
– Sobreposicioamento: o consumidor percebe a imagem demasiado limitada ou estreita da marca. Este tipo de erro pode provocar que alguns/mas clientes potenciais acreditem que nossa marca está fora do seu alcance ou que não se dirija a eles/as;
– Subposicionamento: este erro gera uma idéia vaga da marca na mente dos/as consumidores/as. Deste modo não conseguem se diferenciar;
-Posicionamento duvidoso: as promessas da marca são pouco confiáveis por parte dos/as consumidores/as. Casos como um preço que se considere suspeitosamente baixo ou benefícios que o/a consumidor/a acredita não plausíveis podem provocar rejeição;
– Posicionamento confuso: se a marca não define claramente seu posicionamento, muda com demasiada freqüência ou tenta se posicionar em segmentos distintos. A imagem fica diluída na mente do/a consumidor/a e gera confusão.
Encontrar as melhores estratégias de posicionamento é um dos aspectos primordiais para promover e posicionais os produtos e serviços da sua marca relacionados com o setor da concorrência, e tornar-se referência dentro do seu setor e suas intenções.

If you desire to obtain much from this paragraph then you have to apply such techniques to your won blog. Katie Chandler Kidder
This website is my aspiration , really superb style and perfect content material . Tine Marve Cox
After all, we should remember compellingly reintermediate mission-critical potentialities whereas cross functional scenarios. Phosfluorescently re-engineer distributed processes without standardized supply chains. Quickly initiate efficient initiatives without wireless web services. Interactively underwhelm turnkey initiatives before high-payoff relationships. Holisticly restore superior interfaces before flexible technology. Debera Kristoforo Canter
After looking into a few of the blog articles on your website, I honestly like your way of writing a blog. I bookmarked it to my bookmark website list and will be checking back in the near future. Please check out my web site too and tell me your opinion. Maxie Olav Anastas
At this moment I am ready to do my breakfast, once having my breakfast coming over again to read additional news. Petronella Clevie Shabbir
Just came across your website when googling for self-hypnosis. Glad I found it, some quality material here. Cyndie Torrin Celeste
Thank you so much!
Follow Us on Social Media!
Instagram: https://www.instagram.com/gigapixxel/
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/gigapixxel/
FaceBook: https://www.facebook.com/gigapixxel/?ref=bookmarks
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCMjqS_krg7VCKm35J9LtqtQ
Very informative information. I plan to share this with friends and family. I also plan to visit the web site you gave us. Really liked the picture of the hand reaching for the credit card! Maxine Nollie Alanah
Thank you so much!
Follow Us on Social Media!
Instagram: https://www.instagram.com/gigapixxel/
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/gigapixxel/
FaceBook: https://www.facebook.com/gigapixxel/?ref=bookmarks
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCMjqS_krg7VCKm35J9LtqtQ
база для профилей для хрумера
Вы занимаетесь продвижением сайтов? Тогда вам к нам. [url=https://goo.su/4zRx]Наша группа в телеграмме[/url]. У нас вы можете выбрать любую нужную для вашей работы базу для прогонов Xrumer и GSA, allsubmitter по разной ценовой категории.базы каталогов для хрумера
успешные базы для хрумера
Вы занимаетесь продвижением сайтов? Тогда вам к нам. [url=https://goo.su/4zRx]Наша группа в телеграмме[/url]. У нас вы можете выбрать любую нужную для вашей работы базу для прогонов Xrumer и GSA, allsubmitter по разной ценовой категории.база досок для хрумера
Who to you it has told?
You commit an error. I can defend the position. Write to me in PM, we will communicate.
I join. It was and with me. We can communicate on this theme.
Thank you so much!
Follow Us on Social Media!
Instagram: https://www.instagram.com/gigapixxel/
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/gigapixxel/
FaceBook: https://www.facebook.com/gigapixxel/?ref=bookmarks
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCMjqS_krg7VCKm35J9LtqtQ
In my opinion you are mistaken. I can prove it. Write to me in PM, we will communicate.
buy cialis online with prescription[/url]
In my opinion you are mistaken. Write to me in PM, we will discuss.
[url=https://zeenite.com/categories/hd-porn/]zeenite[/url]
Clearly, thanks for the help in this question.